Amigos... MUDAMOS PARA www.blogdojuliao.com

Chuva em SC (Santa Catarina) - S.O.S. Parte 01

'Não dá para dormir', diz moradora de área isolada em SC

Rastros da enxurrada cobrem 30% do território do estado.

Hospital de campanha deverá ser montado no fim de semana.

Por causa da chuva que atinge Santa Catarina, milhares de pessoas estão isoladas. Em uma região da Grande Florianópolis, só é possível chegar de helicóptero. A comunidade inteira está ilhada. E a maior preocupação da dona-de-casa Andréa Feller é a falta de assistência médica. “Só a mãe de outro hemofílico sabe o que eu estou sentindo. Não dá para dormir. A minha vontade é cavar para tentar sair daqui. Mas não dá. É muito barro, é muito longe”, comenta.

Segundo a Defesa Civil, desde o fim de semana, foram registradas 97 mortes no estado. Pelo menos 19 pessoas estão desaparecidas. Mais de 78 mil tiveram de deixar suas casas.

Os rastros da enxurrada cobrem 30% do território de Santa Catarina. Milhares de pessoas ainda esperam socorro no Vale do Itajaí, uma das regiões mais prejudicadas. Falta luz e água para muitas vítimas da enchente em todo o estado.

Como vários hospitais foram atingidos pela enxurrada, os pacientes são levados para Florianópolis. Para reforçar o atendimento, no fim de semana, o Exército vai erguer um hospital de campanha no Vale do Itajaí.

Alerta
A Vigilância Sanitária faz um alerta sobre as doenças transmitidas em enchentes. "Nossa preocupação principal é com a leptospirose, uma doença que, após contato com lama ou água com urina de ratos, pode se manifestar de um a 30 dias depois. Após as águas baixarem, ficamos em alerta por mais 40 dias. Estamos com um trabalho intenso com a população", diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Raquel Bittencourt.

De acordo com ela, os moradores que tiveram contato com a enxurrada devem estar atentos a sintomas como febre, frio, dor de cabeça e dores musculares. "Se sentirem esses sintomas, as pessoas devem procurar o posto médico mais próximo para iniciar tratamento", afirma.

Reforço
Em todo o estado, só os bombeiros já socorreram mais de 10 mil pessoas. A partir desta quinta-feira (27), eles contam com o reforça de homens da Força Nacional de Segurança, especialistas em salvamentos. Helicópteros da Polícia Militar e da Força Aérea também são usados nos resgates de de vítimas em áreas isoladas.

O trabalho não pára. No QG do Corpo de Bombeiros, em Florianópolis, onde se concentra a estratégia de salvamento, as equipes estavam reunidas na manhã desta quinta, para definir as atividades.

A situação continua grave. Em Blumenau, não há luz em 25% da cidade. A água potável está racionada. Só o lixo de hospitais e dos abrigos públicos é recolhido. Já são 87 pessoas feridas.

Fonte: G1, com informações do Bom Dia Brasil

OREMOS E NOS MOBILIZEMOS!!!

PS: Alimentos arrecadados no CONGRESSO JESUS TEM + 2008!!! serão destinados à SC!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos Orar!!!

Juliane Signorini Lemos disse...

A FÉ SEM OBRAS É MORTA, VAMOS ORAR E AGIR!